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14 março, 2024
Protocolo BIMI e os benefícios para o Marketing
Benefícios para o marketing das empresas ao adotar o protoclo BIMI. Além da segurança ao envitar ataques de personificação, aumenta exposição da marca.
Em nosso primeiro post, explicamos o que é o protocolo BIMI, como é seu funcionamento e por que adotá-lo.
Agora vamos mostrar que além do enorme ganho em segurança que as empresas terão ao adotar o BIMI, também serão aumentadas as exposições positivas das marcas.
A adoção do BIMI por parte das empresas irá requerer determinado esforço. Algumas etapas deverão ser cumpridas até que os destinatários de e-mail passem a visualizar a logomarca das empresas em sua caixa de entrada.
Dependendo do cenário de cada empresa (infraestrutura de e-mails, políticas de segurança da informação, registro de marca), o projeto de certificação BIMI pode ser extremamente barato como pode custar milhares de reais. Esse custo não vem diretamente da certificação, mas sim do investimento para atender cada requisito necessário.
Espera-se que as empresas tomem a iniciativa de implementar o BIMI assim que percebam que esse investimento será pago ao longo do tempo também por meio de impressões adicionais da logomarca e maior reconhecimento e confiança de sua marca.
Algumas das principais vantagens que as marcas obtêm do BIMI incluem:
- Impressões: as empresas têm o potencial de "bilhões de impressões gratuitas de marca" em aplicativos de terceiros onde hoje elas não conseguem, o que leva a um maior reconhecimento e retorno da marca. E o melhor de tudo isso é que a exibição da marca será associada a segurança, a confiabilidade.
- Controle: as marcas podem controlar suas próprias logomarcas em vez de entrar em contato com os provedores de serviços da Internet para que manualmente atualizem as logomarcas.
- Segurança: as marcas serão vítimas de menos ataques de personificação pois terão implantado o protocolo DMARC que é o único que barra esse tipo de ataque.
- Automação e centralização: os logotipos da marca são atualizados automaticamente por e-mail e plataformas móveis, o que oferece às empresas flexibilidade para usar logotipos diferentes para diferentes fins em aplicativos de terceiros em tempo real.
- Engajamento: como os destinatários entenderão que a presença da logomarca significa que o e-mail foi autenticado e a mensagem é realmente da marca, as aberturas, os cliques e o envolvimento geral da marca devem aumentar. Os usuários não ficarão mais com medo de abrir os e-mails das marcas que adotarem o BIMI.
- Entregabilidade: A entrega dos e-mails das empresas sofrerá grande incremento. Em um primeiro momento devido a implantação do protocolo DMARC (requisito para o BIMI), pois os servidores de destino de e-mail confiam nos e-mails que tem esse protocolo configurado. Em um segundo momento como já comentado, após o e-mail chegar na caixa de entrada do destinatário, a motivação desse usuário em abrir o e-mail também será aumentada pois confiará que o remetente é realmente quem diz ser.
- ROI: a autenticação aumenta a percepção da confiança da marca, o que aumenta a confiança do consumidor na marca e deve levar a um retorno maior dos investimentos em marketing como um todo.
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